COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ALTEROU O HÁBITO DE COMPRAS ONLINE NO SETOR DE ALIMENTAÇÃO, SEGUNDO O CONSUMIDOR?

Alunos: André Cornelly Pozzebon, Arthur Ramos Kovaliski, Patrick Cardoso Guzenski, Pedro Henrique Constantin Rohr e Vitória Zerbielli

Professora Orientadora: Jéssica Streb de Sousa

Resumo:

A inteligência artificial consiste na tecnologia com capacidade de funcionar de forma semelhante ao pensamento humano. A ciência da computação estuda técnicas e métodos de processamento de dados, desenvolvendo algoritmos, que consistem em uma sequência de instruções que orientam o funcionamento de um software. A inteligência artificial é aplicada em vários campos, incluindo o setor de compras por aplicativo, onde, através da inteligência artificial as lojas virtuais reconhecem o padrão de compra dos usuários, ofertando produtos de acordo com as suas preferências, incluindo o setor de consumo de alimentos. O presente projeto tem por objetivo analisar a opinião do consumidor quanto a alteração de hábitos de compras online no setor da alimentação, através da influência da inteligência artificial. Partindo do princípio de que a utilização de aplicativos de entrega de comida vem se popularizando cada vez mais na sociedade, tais plataformas, utilizam a inteligência artificial para sugerir aos seus consumidores, através das redes sociais e mensagens, produtos de acordo com suas preferências. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário, utilizando a plataforma Google Formulários, em formato de entrevista, na qual usuários de aplicativos de entrega expuseram suas percepções a respeito do uso desta ferramenta digital. As análises das respostas foram realizadas de forma qualitativa e quantitativa. De acordo com o posicionamento dos usuários de aplicativos, foi possível avaliar que o uso dos aplicativos de entrega de comida é muito alto, podendo chegar aos 90% dos entrevistados. A maioria dos entrevistados afirma ter optado pelo serviço de entrega ao invés de ir em restaurantes. Entretanto, mesmo com a popularidade dos aplicativos, os entrevistados demonstram preferência em ir ao supermercado do que usar esta função. Os usuários dos aplicativos manifestaram contentamento no que diz respeito a dinâmica de funcionamento desta ferramenta, ressaltando a praticidade. De acordo com as colocações por parte dos entrevistados avalia-se que o uso dos aplicativos de entrega de comida alterou o hábito do consumidor que busca por praticidade. A inteligência artificial por sua vez exerce um papel muito importante em ofertar ao consumidor os produtos que mais chamam a atenção de acordo com suas preferências, facilitando ainda mais as suas opções de escolha.

Palavras chave: Inteligência artificial. Aplicativos de entrega. Alimentação.

Rolar para cima