QUAL O PAPEL DO PROFESSOR NA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO? SEGUNDO A PERSPECTIVA DE EDUCADORES.

Alunos: Laura Lis Mendes Pinheiro, Luiza Vey dos Santos, Marina Faé Ebert e Pedro Henrique de Godoy Cauduro dos Santos

Professor Orientador: Jéssica Streb de Sousa

Resumo:

Inteligência artificial é o ramo da computação que busca o desenvolvimento de equipamentos capazes de simular o pensamento e resolução de problemas. Esta ferramenta se faz mais presente na sociedade, inclusive na educação. O projeto objetiva analisar o pensamento dos professores quanto o papel de educador, em uma realidade onde a inteligência artificial faz parte do cotidiano. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário, sendo uma pesquisa de campo, qualitativa, no qual, professores de educação básica e ensino superior expuseram seus pensamentos referentes ao tema. Os resultados apontam que quando questionados, muitos professores utilizam a inteligência artificial, através de programas, quadros interativos, mapas mentais e a ferramenta Google Meet, que utiliza a inteligência artificial para minimizar os ruídos que podem interferir no entendimento da fala dos professores. A respeito do papel do professor, destaca-se a importância do educador como mediador da utilização da inteligência artificial. O educador pode criar situações problema e instigar os alunos a utilizar a inteligência artificial como ferramenta. De acordo com os relatos coletados, o uso da inteligência artificial também pode auxiliar o desenvolvimento da autonomia, fomentar a interação com a tecnologia e favorecer a aprendizagem. As análises apontam que o uso da inteligência artificial já está incluso na rotina dos professores, contribuindo para a criação de um ambiente com mais ferramentas de ensino, favorecendo a aprendizagem, provocando o desenvolvimento da autonomia e instigando os estudantes a procurar novos caminhos para a resolução de problemas. A partir das análises dos depoimentos, conclui-se que a utilização da inteligência artificial se mostra muito positiva, como uma ferramenta de ensino. Auxiliando o educador no processo de ensino e aprendizagem atuando como mediador, nos processos de busca para a resolução de situações problema.

Palavras chave: Inteligência artificial. Educação. Professor.

Rolar para cima