4º ano: “enxergando” fungos e bactérias

As turmas de 4º ano desenvolveram experimentos superinteressantes sobre bactérias e fungos.
Na sala de aula, as professoras trabalharam sobre o que são fungos e bactérias, onde vivem e como se desenvolvem, relacionando o conteúdo à função e à importância da higienização. No laboratório, com a orientação da Professora Ana Bezerra, foram preparados meios de cultivo para que os alunos pudessem visualizar uma colônia de bactérias e a organização dos fungos. O objetivo foi mostrar a existência de bactérias e fungos no meio em que vivemos e como elas contaminam o meio de cultura em condições favoráveis.
O meio de cultivo foi preparado com materiais caseiros, como caldo de frango, caldo de carne, amido de milho, gelatina incolor e água. Isso foi depositado em copinhos plástico. Cada turma foi dividida em dois grande grupos: o primeiro lavou e higienizou as mão e o segundo grupo, não. Com um auxílio de um cotonete, cada aluno realizou um esfregaço em suas mãos e depois no meio de cultivo. O material foi etiquetado com o nome do aluno e conservado em estufa, na temperatura de 29-30ºC, durante 7 dias.
Como resultado, foi possível visualizar o crescimento de fungos e bactérias e como se organizam. Além disso, foi criada uma ação comparativa entre os grupos que lavaram e os que não lavaram as mãos. Como conclusão, foi debatida a importância da higienização das mãos.
Foi um experimento simples, mas com um resultado extraordinário para os alunos, que puderam visualizar o que não enxergamos a olho nu.
Rolar para cima