Adaptação da Educação Infantil: prontos para a nova etapa

O período de adaptação da Educação Infantil foi cheio de atividades interessantes e divertidas, acolhendo as crianças (e as famílias), reduzindo a ansiedade e preparando para o dia a dia escolar.

Para cada turma houve uma programação específica, proporcionando experiências de socialização, integração e autonomia. Para registrar um pouco de tudo que aconteceu de especial neste período inicial de 2020, pedimos que cada professora destacasse alguns momentos vivenciados por sua turma:

 

MA1 – Profª Ana Paula

As fotos representam momentos em que as famílias puderam junto com as crianças vivenciar experiências de carinho e descobertas:

*Brincadeira do abraço (Ouvir a música e fazer o que a mesma está pedindo e no final dar um abraço no amigo);

*Caixa Surpresa (Sacudir a caixa, passar de mão em mão e descobrir o que tem dentro);

*Confecção de um porta retrato da família para enfeitar nossa sala de aula.

 

MB1 – Profª Geny

A nossa adaptação segue cheia de experiências. Com muita imaginação os alunos criaram um mundo de fantasias.

Crianças, famílias e profes em um novo momento e assim criando um espaço de carinho feito com as mães, onde com folhas, pedrinhas enfeitaram um porta retrato colocando a foto da família e assim ter algo visível no momento que os pais não estiverem dentro da sala.

Pequenas mãos que tocam, e com isto transformam onde blocos de madeira, pinhas, rolos e pegador  em um novo objeto transformando em uma infinita possibilidades de criação.

O que é isto ? São bolinhas, mas parece geleca, posso apertar, que gostoso. Sentimos algo muito bom quando tocamos. As parcerias, os laços que criamos nos toques de nossas mãos.

Entre bolhas de sabão, sorrisos bem gostosos nós demos. Assopramos para ver quem conseguia fazer mais bolinhas.

É tempo de brincar no pátio e com isso novas aprendizagens vão surgindo no meio da natureza, coloca água na pia e  com o copo tiramos. Vamos brincar pelo brincar e com isso vamos nos molhar nesta manhã gostosa.

MB2 – Profª Mônica

* Foto com a lembrança do primeiro dia de aula – a garrafinha da calma

* Foto da confecção do porta-retrato com as famílias

* Foto com a agenda e o copo.

As agendas, os copos e as garrafinhas estavam dentro da caixa surpresa e foram as lembrancinhas do primeiro dia e do terceiro dia (agendas e copos) de adaptação.

 

MB3 – Profª Mariléa

*Bola de sabão no ecoparque

* Hora do lanche

Durante o período de adaptação foi introduzida a rotina escolar, sendo as brincadeiras no ecoparque e o lanche momentos de troca de experiências, diversão , socialização e hábitos que estão sendo construídos no grupo do MB3 com muito afeto e alegria!

JA1 – Profª Taciana

Destacamos uma atividade que foi realmente significativa na semana de adaptação do Jardim A: a confecção das máscaras dos Bichinhos personagens do livro “Arca de Ninguém!”
Após a contação em varal da história “Arca de ninguém!”, cada criança escolheu uma máscara do animal e os materiais para decorar a sua máscara!

JA2 – Profª Bianca

Dias de muita diversão, de explorar o imaginário, de construir barcos e brincar na água. Dias de gelatina, de primeiras experiências e de muito carinho e espiritualidade.

JA3 – Profª Leticia

 

JA4 – Profª Adriane

Nossa semana de adaptação foi uma delícia! Tivemos muitas novidades… Conhecemos e brincamos muito na nova sala e reencontramos e conhecemos amigos. Também contamos e ouvimos histórias, nos divertimos com água e barco de papel e fizemos até mágica: a tinta virou gelo!! E não podemos esquecer da culinária de gelatina que ficou deliciosa! O ano do Jardim JA4 começou de uma forma incrível e inesquecível!!

JB1 -Profª Tamara

Durante esse periodo de adaptação a turma do JB1 se divertiu em muitas brincadeiras, compartilhou momentos e entrou no mundo da imaginação. Muitas aprendizagens ainda estão por vir!

JB2 – Profª Tuana

” semana de harmonização”
O Jardim B2 teve momentos prazerosos nesse momento que se inicia.
Brincaram, divertiram-se e conheceram colegas novos, recebidos com muito amor e carinho por todos.
Ouviram a história do ” O Domador de Monstros” de Ana Maria Machado e fizeram monstros de massinha de modelar caseira.
As crianças divertiram-se no Aquakids e brincaram muito na sala de aula e ecoparque.
Tudo foi emocionante.

JB3 – Profª Lisiane

Nesta semana de adaptação nos envolvemos em muitas atividades.

Cada aluno criou a sua máscara, foram disponibilizados diferentes materiais como lantejoulas, sementes, pedrinhas…. as crianças soltaram a imaginação, depois das máscaras prontas, brincamos e dançamos.

No nosso último dia, fomos brincar no AquaKids, nos divertimos muito!

JB4 – Profª Juliana

Aulas de Corpo e Movimento

* Brincadeiras no AquaKids

*Momento contação de histórias para os colegas: Cada criança escolheu um livro e olhando as figuras e, usando a imaginação, contou a história para o seu colega.

 

JB5 – Profª Juliane

1- Brincadeira com água no Aqua Kids do Tuin.

2- Confecção da máscara de monstro / Contação de história “O domador de monstros”.

3- Preparação de massinha de modelar e criação do seu monstro.

4-Fazendo nossa primeira visita à Capela da escola.

Rolar para cima