Aulas ao vivo – Educação Infantil

Passado o período de adaptação ao sistema digital, chegou a hora de ampliar nossa interação e viver outras experiências. Assim, a partir de segunda-feira, dia 27 de abril, as atividades na plataforma Google Classroom incluirão um momento presencial, ao vivo, conduzido pela professora da turma.

COMO ISSO VAI ACONTECER?

Aos poucos, dando tempo para que a família possa se organizar. O primeiro encontro, no dia 27, servirá como um teste inicial para todos. O importante é começar para, gradativamente, retomar o vínculo com a professora e os colegas, adaptando-se às condições técnicas e, assim, vivenciar as aulas conduzidas em tempo real.

E SE O ALUNO PERDER A AULA AO VIVO?

As aulas ao vivo serão gravadas pela professora e ficarão disponíveis na sala de aula virtual, podendo ser acessadas sempre que necessário.

COMO VAI FUNCIONAR? COMO ACESSAR?

A família deve acessar normalmente a sala de aula virtual da turma de seu filho. Cinco minutos antes do início da aula ao vivo, a professora divulgará o link específico para a entrada no ambiente em que acontecerá a aula síncrona (quando professor e aluno estão em aula ao mesmo tempo). Ele aparecerá na barra superior, logo abaixo da identificação da turma.

Para que o aluno possa interagir sendo visto e ouvido, é necessário utilizar um computador/notebook com câmera de vídeo (que tem microfone integrado) e saída de áudio (fones ou caixas de som, as mesmas utilizadas para ouvir música e vídeos normalmente). O acesso também poderá ser feito pelo celular, através do aplicativo Google Sala de Aula.

A aula ao vivo acontecerá com a ferramenta Google Meet, integrada à plataforma já utilizada. Clique aqui para assistir a um tutorial sobre o uso do Meet . Mas antecipamos que é simples – basicamente, ao clicar no link do Meet fornecido pela professora o aluno já será direcionado ao ambiente de aula síncrona.

MUITO IMPORTANTE, FUNDAMENTAL!

Vamos imaginar as aulas ao vivo como o ambiente da sala de aula presencial: é um local de interação entre professor e alunos, em que outras pessoas (mesmo da escola) não entram sem que sejam convidadas.

Para que os objetivos pedagógicos realmente sejam alcançados, mesmo que a família acompanhe e dê suporte ao aluno, é imprescindível que haja respeito às regras de convivência. Durante a aula ao vivo apenas docentes e alunos devem interagir. Se a família precisar falar com o professor ou com a escola, deve usar os canais de atendimento. Na própria sala de aula há o e-mail direto da equipe pedagógica, sempre à disposição.

HORÁRIO DAS AULAS

Para que a família possa se organizar e a equipe pedagógica acompanhe as aulas, neste período inicial as aulas ao vivo acontecerão em horários informados na sala de aula virtual. Conforme a evolução, necessidades e aproveitamento que forem observados, as professoras farão as combinações sobre alterações nos horários e duração das aulas.

PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS

Sabemos que os primeiros contatos não funcionam perfeitamente desde o primeiro instante. A internet às vezes é mais lenta, o som pode entrar com certo atraso, mas com paciência tudo vai sendo organizado até funcionar bem. Nas turmas em que as aulas ao vivo acontecem há mais tempo, os resultados são ótimos.

A equipe de Suporte Técnico da escola está à disposição para ajudar caso a família precise de orientações sobre a configuração e uso do sistema para acesso às aulas ao vivo. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, pelos telefones 51 99870-5468 e 51 99692-9427.

Rolar para cima