O encontro semanal da equipe com a Direção de nossas escolas de Porto Alegre foi diferente no dia 27 de março: na pauta, a história da jovem que viveu no século III d.C., na Capadócia (Turquia), sendo inspirador modelo de fé e perseverança: Santa Doroteia.
Doroteia ficou conhecida como a santa das flores e frutos. Mas foi por sua firmeza na fé, doçura persuasiva e capacidade de conquistar as pessoas para o bem que inspirou Dom Lucas Passi, sacerdote italiano, a chamar de Pia Obra de Santa Doroteia o trabalho que era realizado em paróquias italianas no século XIX.
Ao atuar com suas Irmãs na Pia Obra, Paula Frassinetti acabou assumindo o nome também para sua congregação, tornando-a Congregação das Irmãs de Santa Doroteia.
Ao conhecer mais sobre a história de Santa Doroteia, as lideranças das duas escolas de Porto Alegre rezaram unidas, contando com a presença das Irmãs da comunidade religiosa e recebendo, ao final, flores, frutas e uma missão: ajudar a divulgar a história de Santa Doroteia e seu modelo de fé.
Assim, professores e funcionários receberam um cartão com a história de Santa Doroteia com um sachê de chá de flores e frutas. A lembrancinha também foi entregue às famílias e alunos nas portarias das duas escolas.Ao solicitar às Irmãs e escolas a divulgação da história de Santa Doroteia, a Congregação propõe que todos sejam tocados pelo exemplo de fé da jovem que, tantos séculos depois, inspirou a obra que deu nome à congregação fundada por Santa Paula Frassinetti e ainda é inspiradora para nós.