O frio da Sibéria há dois anos que vem passar o inverno aqui: temos, dentro da casa, três graus abaixo de zero…
384, 6
Diga também ao Padre Rafaelinho [o irmão mais novo] que, durante cerca de sete anos gue estou em Roma, apenas recebi uma carta dele, de pouquíssimas linhas; que não abuse tanto da escrita, pois não é segundo a perfeição religiosa, que por isso se modere.
36, 6
As Irmãs tiveram febre recentemente (…), e na segunda-feira temos o encerramento do mês de Maria. Não sei como irá a música, porque a pobre orquestra está muito desconjuntada.
647, 4
Os meus olhos dançam como dois bailarinos (…), vão envelhecendo e já pouco me querem servir… Estes poucos rabiscos, fi-los com muitas interrupções, para dar algum repouso a estes pobrezinhos que há sessenta e quatro anos me servem! Já seria tempo de lhes dar a reforma! Mas não depende de mim!
561, 10 ; 574, 6
Diga ao meu irmão Francisco que, se ficou irado por nada mais lhe ter dito sobre o assunto do Chapéu [cardinalício], não foi por esquecimento meu, mas por ser necessário esperar que os façam novos, porque os velhos deitaram-nos ao rio ; por isso, que se acalme.
61, 7
[Após uma longa lista de Irmãs doentes] Faça agora a conta das sãs, porque a minha Algebra não chega para tanto.
765, 7
Por graça de Deus, continuamos bem: a Irmã Vassallo, como Irmã Vassallo; eu, pelo contrário, não como velha que sou mas como uma jovenzinha um pouco idosa.
704, 2
Quanto ao resto, nada de novo: todas no nosso lugar, mas mais leves, porque com muito pouco dinheiro; sugam-nos o sangue, pouco a pouco, como as aranhas às moscas [perseguição, impostos …].
479, 12
(…) o Senhor fará ainda viver a sua mãe longo tempo, e a si lhe dará mais de cem anos de vida depois da morte dela.
227, 7
Também dos “etc.” tenho de fazer economia para não perder o correio. Muitas lembranças ao Priorão…
697, 6
O frio entorpece-me os dedos da mão direita, e não posso segurar a pena… Também isto é uma galantaria da juventude…
677, 1
Alegra-me que tenham feito as cerimônias da Semana Santa, mas faz-me espécie que as “Três Horas de Agonia” tenham demorado apenas quatro horas!…
642, 6
(…) esperemos pela Primavera. Porém, a nós, pobres velhas, o lunário já não dá grandes esperanças; temos de nos preparar para a grande viagem, na qual não há telegrama que faça voltar atrás…
383, 6
Ontem gozamos da bela festa de [João] Berchmans; por pouco não regressei a casa com a cabeça furada pela cera que caiu sobre mim. Fizeram em S. Pedro uma iluminação belíssima, mas quem se encontrava por baixo estava bastante mal… Espero que as graças que o novo Beato nos obteve tenham correspondido à cera que nos chovia em cima; e, se assim foi, o Instituto teve um belo dia.
231, 8
Termino a presente com uma notícia importantíssima, e é que nasceram seis pavões!
217, 7