A tribulação cerca-nos de toda a parte. Porém, não desanimo, porque sei que o grão, para dar fruto, primeiro tem que apodrecer debaixo da terra.
94, 3.4
Sei bem que, se o Senhor me atribula neste mundo, é porque me considera sua.
33, 3
Vejo que o nosso bom Deus começa a dar-lhe algum pedacito de pão duro, o que é sinal de que vai crescendo em forças e que já tem alguns dentes para mastigá-la. Sim, não há outro caminho para ir ao Céu que não seja o do sofrimento; portanto, tenha coragem e, à medida que vir aumentarem à sua volta as cruzes, aumente a sua confiança em Deus.
390, 2
Se Deus está sempre conosco, quis não menos abertamente assegurar que Se encontra e está conosco no tempo da tribulação.
240, 4
Não se aflija comigo: asseguro-lhe que não estou naquele mar de amargura que julga. Antes fosse verdade ser eu digna de sofrer pelo meu Deus! Mas também nisto devo inclinar a cabeça.
525, 2
Se a obra é de Deus, deve deparar com dificuldades e ser combatida, por isso não desanimo.
267, 7
Quanto me compadeço de si pela situação crítica em que se encontra… Casa nova, doenças graves, poucas Irmãs, poucos meios, e tanto que fazer!… Consola-me, porém, saber que Deus vê tudo, registra tudo e a seu tempo todo esse sofrimento dará o seu fruto para a glória de Deus e benefício do próximo.
322, 5
As obras de Deus são sempre contrariadas; e, quanto mais são do seu agrado, tanto mais contrariadas são pelo demônio. Alegre-se, portanto, por o Senhor a ter escolhido como fundamento duma casa que poderá fazer muito bem.
258, 9
Tenhamos coragem! Ao Paraíso vai-se por meio de muita tribulação. Jesus sofreu antes de nós; portanto, repito, coragem e grande coragem; grande confiança em Deus e total abandono na sua Divina Providência.
440, 5
A vossa carta não merece agradecimento algum, porque outra coisa não revela senão o desejo de que se afastem de mim as tribulações, o que em linguagem corrente quer dizer que Deus Se afaste de mim. Por isto não posso e não quero agradecer-vos; mas, como sei que a vossa intenção não era essa, assim aceito o vosso bom coração e vos agradeço…
96, 4
Se a tribulação nos cerca, muito antes cercou Jesus e, a seguir, todos os seus Santos. Portanto, tenhamos coragem, quando nos virmos atribuladas, e procuremos estar alegres, pois esse é para nós o tempo mais precioso.
226, 2