Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental
Professoras Orientadoras: Débora da Luz, Lucimara Nunes, Mônica Lima, Rosangela Pinto, Simone de Oliveira, Tamires Böttcher
Resumo:
O presente trabalho faz parte dos estudos do 3º ano do Ensino Fundamental e aborda os fenômenos luminosos sob a perspectiva da formação de sombras, explorando a ideia de que a luz interage de forma diferente com determinados tipos de materiais.
Este trabalho tem como objetivo impactar os alunos com referência a importância da luz, proporcionando a criação de hipóteses e tornando possível ver o mundo que os cerca, explorando, através das sombras, a reflexão da luz em espelhos e superfícies.
A visão é um dos cinco sentidos. Os olhos são compostos por diversas estruturas anatômicas que podem influenciar na trajetória da luz. Para que possamos enxergar é necessário que haja alguma fonte de luz, seja ela natural (como a luz do sol) ou criada pelo ser humano (como uma lanterna). Ao entrar em um ambiente escuro não conseguimos enxergar o que existe nele, mas ao acender uma luz conseguimos ver tudo o que ela ilumina. Isso ocorre porque enxergamos a luz que é refletida pelos objetos e atinge os nossos olhos. A sombra se forma a partir de objetos opacos e só se forma porque a luz se propaga em forma de raios, em linha reta e têm o formato parecido com o do objeto que a formou.
Sabendo que experiências sensoriais exploram a criatividade, a concentração, a identificação e a coordenação, uma das atividades propostas aos alunos foi o teatro de sombras que ocasionou maior conhecimento sobre a incidência e reflexão da luz através de gestos e movimentos com o próprio corpo. O teatro de sombras é uma arte muito antiga de contar histórias e de entretenimento que usa bonecos de sombra. As imagens produzidas pelos bonecos podem ter diversas cores e outros tipos de detalhes. Muitos efeitos podem ser alcançados através da movimentação tanto dos bonecos quanto da fonte luz. Os alunos confeccionaram o teatro utilizando materiais recicláveis.
Com este estudo desenvolvemos a capacidade reflexiva dos alunos, o interesse em questionar o porquê dos acontecimentos e o posicionamento frente a eles. Também foi possível compreender os fenômenos naturais e observar como e com que frequência eles acontecem. Ao longo do processo, foram estabelecidas relações dos cuidados com a saúde visual e a importância dos avanços tecnológicos nesta área. Quanto menores forem as crianças, mais as suas representações e noções sobre o mundo estão associadas diretamente aos objetos concretos da realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada. O crescente domínio da capacidade de comunicação e interação possibilitam que seu contato com o mundo se ampliem.
Palavras-chave: fenômenos luminosos; luz.; sombra.
REFERÊNCIAS:
GIL, Ângela Beranardes de Andrade; SANTOS, Olga Regina de Andrade Gil; FANIZZI, Sueli. Porta aberta para o mundo: ciências 3 – 1 ed. São Paulo: FTD, 2019.
Palavras-chave: Criança. Internet. Tempo.