Manifestemos toda a nossa gratidão a Deus, renovando-nos espiritualmente para a próxima festa do Santo Natal. Tornemos como guia, nesta tão nobre empresa, a Virgem Santíssima e vejamos como Ela Se preparou para o Natal do seu Filho e do seu Deus, Cristo Jesus.
102, 2.3
Deixo-o na companhia de Nossa Senhora e de S. José a preparar o enxoval para o Menino.
5,3
Deixo-vos em companhia de Maria Santíssima que, com o exercício de todas as virtudes, Se preparou para o nascimento do seu Jesus, a fim de que seja para vós Mestra, conforto e guia.
190, 6
Espero que neste sagrado Advento, tendo meditado as palavras do grande Baptista: Parate viam Domini… tenhais procurado, com o maior empenho, remover todo o obstáculo ao nascimento espiritual de Jesus Menino nos vossos corações e Lhe tenhais preparado o caminho, aplanando com o exercício da santa humildade as elevações que o vosso amor próprio tenha porventura criado em vós; com filial confiança em Deus tenhais enchido os vales que a pusilanimidade possa ter formado no vosso espírito ; e com a reta intenção tenhais endireitado todas as tortuosidades.
107, 3
Se todos os dias, em pensamento e em espírito, estou no meio de vós, com mais razão nestes santos dias de comum alegria e de renovação espiritual. E, como vos suponho, por meio do santo Advento, já bem dispostas e preparadas para celebrar tão santa festividade, qual é o Natal, uno-me a vós para contemplar o Menino nascido na gruta de Belém.
119, 1