Como é bela a caridade! E felizes mil vezes os corações que a possuem.
357, 8
(…) caridade nos pensamentos, nunca suspeitando mal de ninguém, compadecendo-se e até desculpando os defeitos alheios; caridade nas palavras, nunca proferindo nenhuma que possa ofender, ainda que de longe, esta bela virtude; finalmente, caridade nas obras, auxiliando-vos mutuamente nas necessidades umas das outras, mesmo à custa de sacrifícios, mas de boa vontade, com boa cara e com maneiras delicadas, suaves e amáveis.
789, 5
Desculpe todas no seu coração e pense que no seu procedimento têm as melhores intenções; assim praticará a verdadeira caridade que Deus quer de nós.
729, 2
Recomendo-lhe a pobre doente ; visite-a e peça-lhe que lhe diga o que lhe poderia dar gosto, quanto à alimentação, etc., e procure satisfazê-la. A caridade agrada tanto a Deus! Procuremos, portanto, que ela reine entre nós.
388, 3
A caridade não faz empobrecer…
447, 3
Desejo que em vós ganhem sólidas raízes a obediência e a caridade: a primeira como base, mãe e sustentáculo de todas as virtudes; a segunda como vínculo que as une a todas e as anima e as conserva.
789, 6
Saibamos desculpar-nos mutuamente, a fim de que a santa caridade jamais seja ofendida por nenhuma de nós.
310, 8
Examinemo-nos sobre a caridade, virtude rainha…
190, 4
Recomendo-lhe que esteja tranqüila e que expulse todo o temor de ser demasiado estimada (…): onde não está a caridade, também não está Deus. Amemo-nos todas em Deus e por Deus, e deixemos os escrúpulos a quem os quiser.
527, 6
(…) se por humana fragilidade algum defeito se houvesse de cometer, seja antes por excesso de cuidados e de atenção do que por negligência e inoportuna austeridade [saúde das Irmãs].
791, 21
Assim como participei da vossa tristeza, assim também agora participo da alegria que sentem.
708, 3
É necessário fazer esta experiência: a caridade o exige.
206, 3
Esteja segura de que, se puder tirar-lhe hoje esta preocupação, não esperarei por amanhã.
202, 3
(…) não importa, estaremos como Deus sabe: mas é preciso ajudar quem é mais necessitado do que nós.
308, 6
Como é bela a verdadeira caridade!… Peço ao Espírito Santo que a infunda nos nossos corações.
826, 1
A caridade é a alma e o vínculo de todas as outras virtudes, pelo que, se este nó se desfaz, todas as outras virtudes enfraquecem e se perdem.
867, 11