Alunos: Arthur Vasconcelos Machado de Oliveira, Felipe Klauck Fitz, Lucas Santos Moraes e Pedro Fontana
Professora Orientadora: Karen Silvana Duarte Linhares
Resumo:
Pretendemos abordar como a Inteligência Artificial pode ajudar na educação básica. A
razão do desenvolvimento da pesquisa centra-se na ideia de que a Inteligência Artificial
está presente no nosso dia a dia, assim como a escola. Por isso a necessidade de
sabermos como suas aplicações podem ajudar no ambiente escolar. A metodologia do
trabalho seguiu as seguintes etapas: primeiro realizamos uma pesquisa na internet sobre
Inteligência Artificial e educação. Encontramos, além de outras informações sobre o
assunto, o estudo “Tendências em Inteligência Artificial na Educação”. Após,
realizamos uma entrevista, via e-mail, com a responsável por esse estudo, a professora
da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rosa Maria Vicari.
Verificamos que a Inteligência Artificial está presente em vários sistemas que
utilizamos no dia a dia. Por isso, a importância de também ser usada na escola.
Descobrimos que parte significativa da produção científica atual, em inteligência
artificial, está relacionada com o tema da educação por isso, a importância de
pesquisarmos sobre esse assunto. Concluímos que a Inteligência Artificial pode, sem
dúvida, ajudar no ambiente escolar de várias formas auxiliando os alunos no estudo
individual e coletivo, pois já existem vários sistemas que utilizam a Inteligência
Artificial. Por exemplo: Câmeras de reconhecimento facial, para identificar os alunos e
garantir segurança; Livros eletrônicos personalizados; Chatbots para atendimentos de
dúvidas; Jogos pedagógicos inteligentes (seriuos games); Realidade Virtual e
Aumentada com controle inteligente; Sistemas de simulação de laboratórios de biologia,
química e física. E muitos deles encontram-se disponíveis pela internet.
Palavras-chave: Inteligência Artificial. Escola. Educação.