ENSINO MÉDIO EM ÉPOCA DE PANDEMIA: UM RETRATO DA REDE PRIVADA E PÚBLICA DO ENSINO GAÚCHO

Alunos: Rodrigo Dias Pizzutti, Thaís Gama Barbosa e Yan Braga da Silva

Professor Orientador: Marcos Machado Duarte

Resumo:

Por meio desse trabalho deseja-se compreender como redes privadas e públicas se reorganizaram frente à decisão do fechamento das escolas como estratégia governamental para combater a pandemia. A importância desse trabalho dá-se pela ideia de entender o desdobramento da pandemia na área da educação possui uma importância singular, apenas conhecendo a atual situação poderemos pensar formas de retomar os processos de ensino aprendizagem pós-pandêmica. Para tanto, pesquisamos em sites jornalísticos e artigos científicos sobre a realidade de docentes e discentes do Ensino Médio das redes Estadual e Privada de educação no Rio Grande do Sul. No ano de 2020 o mundo foi afligido por uma pandemia e o distanciamento social se tornou uma realidade. A tecnologia e a comunicação digital, que já ocupavam um espaço importante, agora são condições para a obtenção de direitos como o da educação. Evidenciou-se que as escolas particulares realizaram aulas desde o princípio do período de isolamento social; já as escolas públicas tiveram um período de adaptação para o sistema de aulas virtuais, disponibilizaram atividades de maneira física ou por meio de contato pessoal entre os professores e estudantes, migrando gradualmente para o atual sistema. Em ambas as redes de ensino os professores não se sentiam preparados para dar aulas nessa metodologia. Há um déficit na disponibilidade de tecnologia doméstica e ferramentas necessárias para o processo de ensino e aprendizagem, sobretudo para os grupos sociais de maior vulnerabilidade. Compreende-se que um dos efeitos da pandemia no campo educacional é o aumento da desigualdade existente, pois o acesso desigual à tecnologia acaba por inviabilizar a continuidade dos estudos, principalmente nas parcelas populacionais com menor poder aquisitivo, que encontra no processo escolar uma alternativa digna de transformação de sua condição social e econômica.

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