Galeria TUIN 2025

Data: 24/02/2025
1° Ano / Tarde
Oficina Curiosidades e Experiência

Experiência: Quando colocamos um canudo nos copos, a pressão atmosférica que age na superfície do líquido do copo cheio é a mesma que atua dentro do canudo, já que existe ar no “tubo”. Sem diferença de pressão, então o líquido se move.

Data: 25/02/2025

Turma: 2ºano/ tarde

Hora do conto

Leitura do livro: Conhecendo Porto Alegre.
Conversamos sobre os principais pontos turísticos da cidade, e o que mais gostamos de fazer na mesma.
Após, cada um desenhou o seu lugar favorito em Porto Alegre.

Data: 26/02/25
Turma: 1 ano – Sala 2/manhã
Hora do Conto

A leitura do livro trabalha a imaginação dos alunos. O que leva a eles imaginarem o que tem dentro da caixa maluca que caiu no meio da floresta. Após ter finalizado a leitura, fiz uma dinâmica com uma caixa, e cada um foi tentando adivinhar o que havia dentro dela. Depois com uma folhinha eles desenharam o que eles queriam que tivesse na caixa maluca deles.

Data: 26/02/25
Turma: 1ano/sala 2 tarde
Oficina: Hora do conto

Leitura do livro: Amelinha
Na hora do conto exploramos o livro Amelinha, mergulhando em sua história e refletindo sobre seus personagens. Em seguida, confeccionamos flores de origami, exercitando nossa coordenação motora e paciência.

Data: 28/02/25
Turma:2° ano – Sala 4/ tarde
Oficina: Curiosidade e Experiência

Experiência: Os alunos do 2º ano, da sala 4, do turno da tarde, realizaram uma experiência através de uma brincadeira sobre energia estática utilizando lata e balão. Os alunos esfregaram o balão no cabelo para que a lata “andasse” até a linha de chegada. Depois picamos papel crepom e os alunos esfregaram o balão no cabelo e o mesmo atraia o papel crepom para si.

Data: 25/02 e 27/02/25
Oficina Pastoral – Manhã

Data: 25/02/2025
Turma: Educação Infantil/ manhã
Oficina de criatividade

Data:7/03/2025
Turma:2º ano/tarde
Oficina da curiosidade e experiência

Experiência: na aula de curiosidade vimos um vídeo falando sobre como surgiu o Dia Internacional da Mulher e qual a sua importância, depois eles compartilharam os empregos de suas mães e a importância de cada um deles. Após, fizemos uma arte utilizando Palitos de picolé, tinta e papel colorido. No coração eles escreveram “A mulher mais importante do mundo mora na minha casa (ou no meu coração)” e decoramos a casinha feita de palito de picolé.

Data:7/03/2025
Turma: 1º ano manhã/sala 2
Oficina de Criatividade

Cartões para o Dia das Mulheres: conversamos com os alunos sobre a importância e significado da data em comemoração ao Dia da Mulher. Após, os alunos criaram lindos cartões para presentear uma mulher especial da sua vida.

Data: 10/03/25
Turma: 1º ano – sala 2/manhã
Oficina de Curiosidade e experiência
Leite mágico: colocamos leite no prato, pingamos os corantes e depois algumas gotas de detergente. O resultado foi observar as cores se movendo, gerando um leite mágico.

Data: 11/03/2025
Turma:4º e 5° ano – Espaço Teen manhã
Oficina: Hora do Conto

Data: 11/03/25
Turma: 2º ano – Tarde
Oficina da Criatividade

Os alunos do 2º ano do período da tarde receberem uma meia lua desenhada em uma folha e utilizaram a criatividade e imaginação para completá-la.

Data: 10/03/2025
Turma:1º ano manhã – sala 1
Oficina de curiosidades e experiências

Atividade: Árvore genealógica.
Conversamos sobre nosso projeto e sobre as nossas famílias. Em seguida montamos nossas árvores genealógicas.

Data: 12/03/2024
Turma: 1 ano /sala1
Oficina: hora do conto

Hoje na hora do conto as crianças ouviram a história ‘’minha família – os membros da minha família’’ e a atividade proposta cada criança recebeu um pedaço de argila para darmos inícios ao nosso quadrinho da família que apoia quando estiver pronto, nós vamos pintar de branco e desenhar a nossa família no quadrinho confeccionado. Elas fizeram um molde redondinho e algumas fizeram corações.

Data: 11/03/2025
Turma: Educação infantil/ manhã
Oficina: criatividade

Descrição: Trabalhamos a inicial do nome de casa um. Perguntei para cada um a inicial de cada um, alguns já sabem JA e JB. Maternal ainda iniciando na identificação, após cada um decorou sua letra com várias cores vibrantes.

Data: 10/03/2025
Turma: 1° Ano/Tarde
Oficina: Curiosidades e Experiências
Atividade: Areia Movediça.

Descrição: A experiência da areia movediça consiste em misturar amido de milho e água, formando um fluido não-newtoniano. A mistura se comporta de forma diferente dependendo da força aplicada, podendo observar os dois estados, sólido e líquido.

Data: 12/03/2025
Turma: 1° Ano/Tarde
Oficina: Hora do conto
Atividade: Livro: “O Pequeno Príncipe Preto”

Descrição: após a leitura e a roda de conversa foram realizadas coroas personalizadas. A obra trata de temas como racismo, representatividade e pertencimento de maneira sensível e poética, incentivando a criança a enxergar beleza na diversidade e a reconhecer o valor de cada um. Além disso, foram abordados assuntos como ancestralidade, amizade e cultura afro, abrindo espaço para conversas muito proveitosas.
Perguntas norteadoras:
. Qual mensagem o livro passou?
. O que significa Ubuntu?
. O que o menino levava para os planetas nos quais ele visitou?

Data: 12/03
Turma: 1º ano – Sala 2 / manhã
Oficina de Criatividade
Atividade: desenho sobre o Dia da Escola

Descrição: Em comemoração ao Dia da escola, celebrado amanhã, hoje a nossa Oficina de Criatividade foi em um dos lugares favoritos dos alunos: o Ecoparque.
Os alunos foram convidados a desenhar nos “quadros” o lugar ou o seu momento favorito em nossa escola.

Oficina: Hora do Conto.
Data:14/03/2025
Turma: Segundo ano/tarde.
Atividade: leitura do livro “Emocionado”

Descrição: O livro Trata de emoções relevantes e como podemos lidar com elas. Sendo assim, falamos de situações em que passamos por algumas delas e sobre como reagimos. Citamos algumas boas maneiras de agir quando essas emoções são despertadas .
A turma irá dar sequência sobre esse assunto durante a próxima semana, pois existe a necessidade e desejo dos alunos em lidar com as emoções.

Data: 21/3/25
Turma: 1º ano – sala 2 / manhã
Oficina de Criatividade: Entendimento sobre família

Descrição: Hoje conversamos com os alunos sobre a Família. O significado, o que eles entendem como família e quem compõe a família de cada um. Os pais estão enviando fotos da família de cada aluno para que eles possam mostrar aos colegas. Durante a atividade, cada aluno recebeu o telhado da sua casinha e pedacinhos de folha branca para que desenhassem cada pessoa e animalzinho que compõe a sua família.

Data: 20/03
Turma: 1 ano – sala 2/ Manhã
Oficina: Hora do conto
Leitura do livro: A Lagarta Comilona

Descrição: A história contada hoje foi sobre uma lagarta que adorava comer e seu grande sonho era voar. Isso acaba virando realidade, quando a lagarta se transforma em uma linda borboleta. A atividade proposta para as crianças foi de cada uma fazer a sua lagarta usando as próprias mãos, usando tintas e a carimbando na folha, formando uma lagarta, fazendo também com que eles explorassem a imaginação.

Data: 21/03
Tarde: 2° ano – Tarde
Oficina: Hora da Criatividade

Descrição: A atividade desta semana foi construir um recurso para a autorregulação dos alunos o “Cheira a florzinha e sopra a velinha”. Desde de semana passada, estamos conversando com eles sobre emoções, sentimentos e as estratégias que podemos criar para se regular.

Data: 20/03/2025
Turma: Ed. Infantil/manhã
Oficina: curiosidade e experiência

Descrição: Hoje nossa curiosidade foi sobre a natureza. No EcoParque cada um recebeu um envelope e a proposta foi coletar folhas, flores e plantinhas com tamanhos, cores e texturas diferentes. Eles se divertiram um monte.

Data: 21/03/2025
Turma: 2° Ano – Tarde
Oficina da Curiosidade e Experiência

Descrição: dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água e, por isso, fizemos uma atividade de conscientização da importância da água para os seres vivos e sobre a conscientização do uso da água. Primeiro, assistimos um vídeo, depois fizemos uma rodinha para conversarmos sobre o assunto, então cada um desenhou sobre a importância da água para nós e com isso construímos um cartaz com o título “Água fonte de vida”.

Data: 19/03/2025
Turma:1° ano/ Tarde
Oficina: Hora do conto
Livro: “Quem tem medo de monstro?”
A obra trata do medo e de como as crianças podem lidar com ele de uma forma mais leve. O livro também é bem-humorado, mostrando que todo “mostro” também tem seus meus medos.


Descrição: após a leitura e reflexão em torno da história, os alunos seguiram uma receita de como criar um monstro. A receita continha as mesmas instruções para todos, mas os resultados foram todos diferentes e únicos.

Data: 24/3/25
Turma: 1º ano – sala 2 / manhã
Aniversário de Porto Alegre
Oficina de Curiosidade e Experiência

Descrição: dia 26 de março, quarta-feira, comemoramos o aniversário de 253 anos da nossa capital.
Apresentamos imagens de pontos turísticos aos alunos. Tivemos uma conversa muito legal, surgiram curiosidades e os alunos relataram histórias que já vivenciaram na nossa cidade. Lembraram de outros locais que não estavam nas fotos. Comentamos também sobre a enchente que atingiu a nossa cidade no ano passado. Ouvimos músicas relacionadas a nossa cidade.
Para encerrar, foi proposto aos alunos que escolhessem um local para ilustrar em uma folha, para montarmos um mural em homenagem ao aniversário de Porto Alegre.

Data: 21/03/2025
1º ano / manhã – sala 1
Oficina de criatividade

Descrição: atividade de recorte e colagem: Coisas que eu amo.

Data: 24/03/2025
Turma: 1º ano / manhã – sala 1
Oficina de Curiosidade e experiência

Descrição: Medimos as alturas de todos e comparamos as diferenças e semelhanças.

Data: 24/03/2025
Turma: 1° Ano – Tarde
Oficina Curiosidades e Experiências

Descrição: desafio da casinha de palito de picolé e tampinha de garrafa pet. Nesta atividade, foi estimulado o raciocínio e concentração. O desafio proposto foi o seguinte: sem tocar na tampinha e movendo apenas três palitos, os alunos tinham que deixar a tampinha dentro da casinha.

Data: 26/03/2025
Hora do conto
1° Ano – manhã
Descrição: na hora do conto de hoje, as crianças finalizaram o quadrinho da família.

Data: 24/03/25
Turma: 4° e 5° ano – manhã
Oficinas: Curiosidades e Experiências
Descrição: Desafio dos quadrados. A dinâmica teve como objetivo estimular o raciocínio lógico, a percepção espacial e a resolução de problemas. Os alunos deveriam mover no máximo três palitos para formar dois quadrados sem sobrar nenhum para fora.

Data: 26/03/25
Turma: 4° e 5° ano – manhã
Oficinas: Criatividade
Descrição: buscando trabalhar algo de seus interesses, os alunos produziram hoje, Cartinhas Pokemon. Cada um usou sua criatividade para criar algo bem diferente.

Turma: 1 ano – sala 2 Manhã
Oficina: Hora do conto
Leitura do livro: A cesta de Dona Maricota

Descrição: no livro lido de hoje, A Cesta de Dona Maricota, fala sobre a Dona Maricota que foi comprar suas belas frutas e verduras. Durante a leitura nos conversamos sobre quais das frutas citadas no livro eram suas favoritas. Para a atividade os alunos fizerem suas cesta com frutas e verduras que eles mais gostam.

Data: 26/03/2025
Turma: Ed. Infantil manhã
Oficina de criatividade
Descrição: continuando a atividade de coleta no Ecoparque dos elementos da natureza, em uma folha com formato de coração as crianças escolheram alguns elementos do seu envelope e colocaram dentro do coração.

Data: 26/03/25
Turma: Educação Infantil/Tarde
Oficina: Hora do conto: A cigarra e a Formiga
Descrição: esta semana descobrimos um pouco mais sobre as formigas. A história da cigarra e a formiga nos mostrou como as formigas trabalham em busca dos seus alimentos e seguem as estações. Após confeccionamos uma formiga com caixa de ovo e hastes de chenille.

Data: 28/03
Turma: 2° ano -tarde
Oficina: Curiosidade e Experiência
Descrição: neste dia, continuamos nosso projeto sobre os sentimentos e de como lidar com eles. Com isso, estamos construindo algumas estratégias para os alunos se regularem. Primeiro foi feito o “Cheira a florzinha e sopra a velinha”, além de estar sendo trabalho na Hora do Conto também, agora fizemos cartas escritas por eles sobre o que podemos fazer quando nos sentimos com raiva, frustrados e tristes.

Rolar para cima