Com a verdadeira humildade do coração e confiança sem limites na bondade de Deus, estaremos dispostas a fazer as maiores e mais heróicas ações para glória do próprio Deus, como as fizeram os Santos.
293, 5
Agrada-me mais estar nos vales que no cimo dos montes…
94, 4
Não vos deprimam, não, as vossas misérias e defeitos mas, pelo contrário, que vos sirvam de degrau para descer àquela profunda mina onde se encontra a preciosa pérola da santa humildade (…), único e verdadeiro tesouro que pode fazer felizes no tempo e na eternidade as almas que o possuem.
89, 6
Tende presente e ponde em prática aquilo a que nos exorta Jesus Cristo, isto é, quando tiverdes feito tudo o que vos é ordenado, dizei: somos servos inúteis; o que equivale a dizer: sede humildes e nunca julgueis que trabalhais demasiado ou que sofreis demasiado. Por amor de Deus tudo é pouco.
867, 7
Deus abençoa com bênçãos especiais os humildes que, desconfiando de si mesmos, aceitam de bom grado os pareceres e conselhos dos outros.
678, 4
[A humilhação] não me abate e, por pura graça de Deus, antes me consola: dos vales jamais caiu alguém mas muitos, das alturas.
79, 8
Se formos humildes, seremos amazonas em todas as lutas, e as vitórias serão sempre nossas. A forca de Deus está nas mãos do verdadeiro humilde.
377, 3
Examinemos em primeiro lugar como observamos a santa virtude da humildade e consideremos que tal virtude é tão necessária para entrar no Céu como o santo Batismo. Foi a Eterna Verdade que o disse: “Se não vos fizerdes pequeninos como crianças, não entrareis no Reino dos Céus”.
190, 3