IDENTIDADE: QUEM SOU EU?

Professoras Orientadoras: Ana Paula Monteiro de Medeiros. Geny Cunico. Mariléa Gomes. Mônica Dutra Lima.

Resumo:

Este trabalho visa apresentar o projeto “Identidade: quem sou eu?”, realizado por crianças de 2 a 3
anos de idade. Por meio das interações com o outro, com o ambiente e nos diferentes contextos
socioculturais que ela está inserida, a criança constrói a sua identidade. Dessa forma, o presente
estudo tem como objetivo proporcionar experiências que possibilitem às crianças reconhecerem os
seus sentimentos, características físicas, bem como se apropriarem da sua origem e história, além de
conhecer o contexto sociocultural que os colegas estão inseridos e identificar suas características
físicas. A metodologia abordada neste trabalho inclui o uso de diversos materiais, como livros,
imagens, vídeos, recursos tecnológicos etc., que foram utilizados, respeitando o tempo de cada
criança. Sendo assim, foram realizadas experiências como a construção da linha do tempo,
resgatando as histórias de vida de cada criança com ênfase ao conhecimento do que podem fazer
sozinhas, percebendo-se como um ser mais independente e autônomo. As crianças também puderem
ir até o espelho e observar as suas características físicas, compartilhando com os colegas as suas
descobertas. Foi muito importante trabalhar a autoimagem da criança, que é construída a partir das
relações estabelecidas nos grupos em que ela convive. Um ambiente rico em interações, promove o
reconhecimento das diversidades, a aceitação e o respeito, o que contribui para a construção de uma
unidade coletiva, favorecendo a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva de
si mesma e dos outros. Os resultados indicam que as crianças conseguiram se reconhecer e
reconhecer o outro, bem como identificar semelhanças e diferenças entre elas, por meio de
experiências divertidas e significativas. Este projeto também possibilitou às famílias relembrar e
compartilhar os melhores momentos vivenciados por elas desde a gravidez. Em síntese,
reafirmamos a importância de proporcionar experiências lúdicas e significativas, que auxiliem às
crianças na construção das suas identidades, de forma autêntica, segura e sadia, respaldada por
valores éticos e cristãos.

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