Os Educadores Doroteanos de Porto Alegre iniciaram suas atividades no dia 12 de fevereiro com a Jornada Pedagógica, que teve como tema “Base sólida, voos altos, grandes conquistas”.
Na chegada, foram recebidos com um divertido espetáculo musical e a surpresa de conhecer e ocupar o novo teatro.
Logo após, a Direção deu as boas-vindas, apresentando as novidades em infraestrutura, os novos colegas e as mudanças de funções.
À tarde, as Supervisoras Escolares Alessandra Padilha, Carla Formigheri Ramos, Daiane Menguer e Luciane Campana deram início à proposta de estudos sobre a BNCC – Base Nacional Comum Curricular utilizando, inclusive, um aplicativo de perguntas e respostas (metodologia ativa), dinamizando o momento.
Na sequência, os Formadores da Escola de Leigos – Profª Drª Marinice Simon, Prof. Giovanni Bittencourt, Coordenadora Andréia Kunzler e Jornalista Grace Becker – conduziram os educadores a uma reflexão sobre “A Base Sólida do Educador Doroteano”, percorrendo passagens da vida de Santa Paula Frassinetti e a proposta do Papa Francisco na exortação apostólica gaudete et exsultate.
O segundo dia de Jornada iniciou com a palestra conduzida pelo Prof. Douglas Dantas, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Diretor de Projetos Educacionais da Maestro Assessoria Educacional, que apresentou a BNCC em profundidade, com suas diferentes conexões e desafios.
A tarde do dia 13 e a manhã do dia 14 foram dedicadas ao repasse da equipe do SOE sobre os alunos de inclusão e ao planejamento.
No dia 14, à tarde, a Jornada Pedagógica teve um momento muito especial conduzido pela Psicóloga Rogener Almeida Santos Costa, que apresentou de forma dinâmica e sensível o tema “Gestão da Sala de Aula: a educação Doroteana respondendo aos desafios contemporâneos”.
Na manhã da sexta-feira, 15 de fevereiro, aconteceu o encontro anual das Escolas Católicas da Zona Norte de Porto Alegre. O evento já é uma tradição na semana que antecede a volta às aulas, e reúne os educadores católicos para o lançamento e apresentação da Campanha da Fraternidade. Neste ano, a abertura foi feita pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Na sequência, o tema da CF 2019 – Fraternidade e Políticas Públicas – foi apresentado por três palestrantes, cada um trazendo diferentes visões e abordagens para reflexão, estudo e multiplicação junto aos alunos. Foi, também, um momento de grande confraternização entre os cerca de 650 educadores presentes.
A tarde do último dia de Jornada Pedagógica levou os educadores a se dividirem em 7 diferentes espaços de aprendizagem, com experiências práticas e reflexões sobre as habilidades e competências da BNCC. Após o registro da foto oficial com o grande grupo de educadores, o final aconteceu com música, bolo e um brinde animado, cheio de alegria e motivação.