Eis-me em Roma, já há dia e meio, e a minha primeira carta é dirigida às minhas boas Irmãs de Portugal, onde deixei um pedacinho do coração…
707, 1
Oh, quanto desejaria meter-me nessa caixa [encomenda] e ir aí ver e abraçar as minhas caríssimas Irmãs no Senhor, as quais amo mais do que a mim mesma.
369, 1
Aceite estas poucas linhas que escrevi mais com o coração do que com a pena.
725, 4
O golpe que senti foi muito grande e, se bem que há alguns anos de um modo particular andava a preparar-me para isso [a morte do Pai], não deixei de sentir profundamente uma tal perda. Sinto também vivamente a vossa solidão e tenho-vos sempre presentes.
94, 6
Esteja tranqüila e afaste do seu coração todo o sofrimento, e persuada-se de que estou contentíssima consigo e a amo muito.
762, 2
Quanto me consolaram as cartinhas dessas boas meninas [alunas do Recife] não lho posso exprimir! Oh, pudesse eu vê-Ias por um só instante e pudesse depor na sua fronte um afetuoso beijo!
458, 3
Repito, não me esqueço de vós, e, onde não posso chegar com a pena, procura chegar com o coração.
293, 11
Não sei descrever-lhe o vazio que deixou nesta casa a boa Irmã Casavecchia e quanto sinto tê-la perdido ; a sua companhia era para mim um verdadeiro conforto.
365, 2
Bravo, minhas Irmãs, minhas entranhas, a mim mais queridas do que a minha própria vida!
363, 8
Tomo parte nos seus sofrimentos e rezo por si e pelas suas companheiras que, por estarem mais longe, tenho mais perto do coração.
847, 2
Pudesse eu dar um saltinho aí para mostrar a todas a minha satisfação e dar-vos um afetuoso abraço! Nem sequer sentiria o frio…
728, 13
A Irmã Mattei está muito doente e sem esperança de cura… De mim quase se despediu; arranca-me um pedaço do coração. Oh, como é boa essa Irmã…
596, 7
Na quinta-feira passada, por esta hora, estava no comboio e, se bem que procurasse distrair-me com a vista dos campos amenos, sentia forte a separação de si e dessas boas Irmãs e alunas…
199, 1
[Escrevo] com muito custo, mas faço-o de boa vontade, porque me ocupo a falar com quem amo deveras no Senhor.
822, 1
A todas amo igualmente com amor materno; todas me estão gravadas no coração com caracteres indeléveis.
867, 3