Atividades nos Laboratórios

Veja aqui algumas das atividades desenvolvidas em nossos laboratórios de química, física e biologia:

Estudos sobre a água: As turmas de 3º ano do Ensino Fundamental foram ao laboratório de biologia para testar e comprovar as questões sobre os estados físicos da água que estão sendo estudadas. As transformações da água foram observadas através de experiências e práticas divertidas.

Local: Laboratório de biologia / Turmas: 2° ano – Ensino Médio / Professor: João Batista Costa da Silva

Conteúdo: Bactérias – Experimento: técnica do esfregaço

Proposta de atividade: Os alunos do 2° ano do ensino médio compreenderam através da experimentação em laboratório uma das técnicas mais utilizadas que torna a visualização de bactérias possível em pesquisas científicas e clínicas. Para a realização do procedimento os alunos coletaram uma pequena amostra de iogurte natural, o qual contem lactobacilos, sendo esses, benéficos para a flora intestinal humana, após a coleta da amostra os alunos realizaram os procedimentos necessários para a fixação do material na lâmina de vidro, que foi utilizada para a observação em microscópio. O procedimento foi realizado pelos alunos em grupos, seguindo as instruções no protocolo de experimento. A elaboração da prática permite a participação ativa dos estudantes, valorizando o protagonismo e a autonomia, de modo que os alunos possuam contato com uma prática amplamente utilizada em laboratórios e ainda aproximando o objeto de estudo de forma concreta com a realidade dos estudantes, utilizando o iogurte, alimento que faz parte do cotidiano. (Por: Jéssica Streb de Sousa)

Local: Laboratório de Química / Turmas: 3°ano – E.M. / Tema da aula: pH de substâncias inorgânicas  / Professor: Ronaldo Eismann de Castro

Descrição da atividade: A atividade prática em questão auxilia no entendimento das características químicas de elementos que possuem caráter ácido ou básico. Os indicadores ácido/base são substâncias que alteram sua cor, dessa forma indicando se uma determinada substância é ácida ou básica. Alguns desses indicadores podem ser extraídos de vegetais, como o repolho roxo, que em água, possuindo pH neutro, apresenta coloração roxa. De acordo com a adição de diferentes substâncias o indicador ácido/básico altera sua cor de acordo com as novas características de pH do meio, modificadas pela substância adicionada. Para produtos ácidos a solução apresenta cores semelhantes à vermelha ou púrpura, para substâncias básicas a solução apresenta cores em tons verdes ou amarelos. Na presente atividade prática, os alunos aprofundaram seu entendimento sobre as características das substâncias inorgânicas, como, a solução de hidróxido de sódio, vinagre e bicarbonato de sódio, onde cada substância possui um caráter ácido/base diferente. (Por: Jéssica Streb de Sousa)

 

 

Local: Laboratório de Biologia / Turmas: 9° anos / Professora: Solange Araujo / Conteúdo: Misturas químicas

Proposta de atividade: A prática da confecção de slime se mostra uma estratégia pedagógica bastante didática no que diz respeito ao auxílio da percepção das mudanças de estado químico da matéria de acordo com determinadas misturas em concentrações adequadas. A atividade realizada teve também por objetivo tornar possível a percepção da diferença entre os fenômenos químicos e físicos da matéria. Para registrar o que foi visto em laboratório os alunos responderam á questões presentes em relatório de atividade ressaltando a diferença entre processos químicos e físicos. (Por: Jéssica Streb de Sousa)

 

Local: Laboratório de Física  / Turmas: 9° anos  / Professor: Regis Ethur  / Conteúdo: Massa e força

Proposta de atividade: Os alunos das turmas de 9° ano utilizaram o espaço do laboratório de física com o objetivo da realização de uma aula prática onde compreenderam o funcionamento e finalidade do uso do aparelho dinamômetro,  os alunos mediram a força necessária para sustentar objetos de uso comum. Os estudantes registraram os dados obtidos com a utilização do dinamômetro relacionando com a massa dos objetos, medidos em uma balança. A prática aproxima o conhecimento abstrato do concreto, mostrando didaticamente o uso das grandezas físicas no dia – a –dia, valorizando o protagonismo dos estudantes que realizaram a atividade utilizando objetos de seu interesse. (Por: Jéssica Streb de Sousa)

 

 

Local: Laboratório de Biologia  /  Turmas: 6°ano  /  Tema da aula: Estudo das rochas  /  Professora: Juliana Bertamani

Descrição da atividade: As turmas de 6° ano utilizaram o laboratório de biologia com o objetivo do estudo dos diferentes tipos de rochas. Os alunos tiveram a oportunidade de observar os minerais presentes nas rochas com o auxílio das lupas de mão. (Por: Jéssica Streb de Sousa)

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