Esclareça Suas Dúvidas

O momento que vivemos, em que temos que proteger a nós e nossos familiares da possível contaminação pelo Coronavírus, exigiu que todos mudássemos nossas rotinas de vida e nos adaptássemos a essa situação que, felizmente, é temporária.

Os governos do mundo todo encontraram como melhor forma de proteção à saúde da população o isolamento em casa, para evitar contatos com possíveis transmissores da doença.

Por nossa vez, o Colégio Santa Doroteia encontrou como única forma possível para dar continuidade às atividades letivas e evitar que nossos alunos fossem prejudicados pela impossibilidade de comparecer às aulas, a adoção, de forma emergencial, dos sistema de Ensino à Distância, via Internet.

Como até então a lei não permitia que escolas regulares trabalhassem com essa forma de ensino, a adoção repentina dessa medida de emergência pegou desprevenidos tanto as famílias de nossos alunos quanto a equipe do Santa Doroteia.

Isso fez com que fôssemos implantando o sistema já na prática, sem tempo para aprendermos nem nos adaptarmos. Com isso, surgiram muitas dúvidas, tanto de parte das famílias quanto dos nossos profissionais.

Para ajudar a esclarecer essas questões, e para que as soluções estejam acessíveis a todos, vamos postá-las nesta seção, à medida que elas forem surgindo.


Utilizo o mesmo aplicativo para acesso às aulas e às notas do aluno?

Neste momento de aulas não presenciais temos duas plataformas digitais em operação:

  1. O Aplicativo Santa Doroteia, que dá acesso ao conteúdo das aulas, notas e outras facilidades administrativas;
  2. O Google Classroom, onde o aluno acessa a sala de aula virtual, faz atividades, participa de fóruns e tem uma série de recursos propostos e orientados pelo professor que promovem a aprendizagem com interação.

O Aplicativo Santa Doroteia não será o meio de entrada para o ambiente de aulas virtuais, mas é importante que a família o utilize como canal de acompanhamento das ações da escola.


Como eu acesso a sala de aula virtual?

As atividades pedagógicas não presenciais são realizadas através do Google Classroom (ou Google Sala de Aula). Preparamos orientações detalhadas para o acesso ao sistema, que podem ser vistas em vídeo e também em formato pdf, que ficará disponível para consulta e impressão.

  • Para orientações para alunos da Educação Infantil, clique aqui.
  • Para orientações para alunos do 1º ao 5º Ano, clique aqui.
  • Para orientações para alunos do 6º Ano ao Ensino Médio, clique aqui.

Como faço para usar o Aplicativo do Santa Doroteia?

Elaboramos orientações passo a passo sobre como obter, acessar e utilizar o Aplicativo do Santa Doroteia. Para vê-las, clique aqui.


O que faço se eu tiver dificuldade na instalação e acesso ao sistema?

O Colégio disponibiliza suporte telefônico (somente chamadas – sem WhatsApp nem SMS) para quem encontrar dificuldades na instalação e acesso ao sistema. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min, através dos seguintes telefones:
51 99870-5468 | 51 98444-0617 | 51 99692-9427 .

Salientamos que se trata apenas de atendimento para questões técnicas relacionadas à instalação e uso do Aplicativo e do Classroom.


As aulas serão com os mesmos professores do Santa Doroteia?

Os professores estão sempre disponíveis on-line, participando das salas de aula virtuais, nos mesmos horários em que atuam na escola nas aulas presenciais (manhã, das 7h30min às 12h; tarde, das 13h15min às 17h45min).


Como eu faço contato com a escola para tratar de assuntos pedagógicos ou outros, durante esse período?

O e-mail atendimento@santadoroteia-rs.com.br será o canal oficial de contato para qualquer assunto com a escola.

Você também pode fazer contato pelos fones (51) 99901-8148 e 98035-9546, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min.


Como eu posso acompanhar o conteúdo que está sendo dado neste período?

Entrando no Aplicativo Santa Doroteia, há uma área denominada Programa de Aula. Ali estará a descrição detalhada e atualizada do que cada professor programou como atividade para cada período letivo. Esta área não aparece nos acessos por computador, apenas em dispositivos móveis, como celular e tablet.


É necessário fazer as atividades letivas no mesmo horário de aula?

Manter a rotina é importante. Os professores ficam à disposição on-line nos seus períodos habituais de aula, então também são momentos de esclarecer dúvidas e interagir com o docente. Mas a família é quem sabe como organizar melhor seus horários.

Se há equipamento disponível para o aluno e, no caso dos menores, quem o acompanhe naquilo em que ele não tem autonomia, o melhor é frequentar a sala virtual nos horários habituais de aula. Passado o período de adaptação, os professores poderão propor, também, videoaulas ao vivo. Mas a plataforma on-line possibilita que algumas atividades sejam feitas quando possível, desde que respeitados os prazos de entrega combinados com o professor.

Os alunos maiores, pelo número de componentes curriculares e volume de conteúdo, acompanharão melhor o avanço das aulas se participarem dos espaços de interação na hora habitual. Haverá tarefas a cumprir e entregar. Por isso, a equipe pedagógica acompanha cada sala de aula virtual e, ao notar períodos maiores de ausência do aluno na interação, fará contato direto com a família para verificar o que houve e como ajudar.

Para os alunos menores, que dependem do apoio de um adulto para participar das atividades, as tarefas estão sendo propostas com prazos flexíveis e sempre combinados com antecedência. Sabemos que muitos responsáveis dependem do mesmo equipamento ou não podem estar com seu filho no mesmo horário de aula por estarem envolvidos em suas atividades profissionais.


É necessário acessar o Google Classroom e fazer as aulas virtuais?

Sim! As aulas pelo Google Classroom são atividades letivas válidas como as presenciais, seguindo a determinação do Parecer 001/2020 do Conselho Estadual de Educação do RS de 17 de março de 2020. Por isso é fundamental que o aluno participe, interaja, faça a devolução das atividades propostas e evidencie sua aprendizagem através dos instrumentos propostos pelos professores.


Posso acessar o Classroom com qualquer e-mail?

Para as aulas do Santa Doroteia, o acesso deve ser feito exclusivamente com o e-mail do aluno, disponibilizado pela escola.


Os trabalhos feitos pelos alunos só podem ser devolvidos ao professor pelo próprio Classroom? Não dá para enviar um e-mail direto para o professor?

Os trabalhos precisam ser enviados somente pelo Classroom para que o professor tenha o registro oficial do envio pelo aluno. Se você não estiver conseguindo enviar os arquivos solicitados, sugerimos que:
– verifique nas configurações do seu equipamento se estão ativadas as permissões de acesso à galeria de fotos (celular), Google Drive ou outras áreas de armazenamento do seu computador. As permissões precisam estar ativadas;
– certifique-se de que o acesso está sendo feito pelo e-mail do aluno que tem extensão @santadoroteia-rs.com.br;
– acompanhe as orientações que estão nos arquivos em vídeo e pdf (a partir da página 27) disponíveis no site do Colégio, nos quais demonstramos como fazer essa operação.

Se ainda assim não der certo, nosso Suporte Técnico está ao seu dispor.


Haverá interação por vídeo?

Alguns professores já estão fazendo, outros precisam de mais tempo para que haja o domínio das ferramentas da plataforma por todos os usuários. Também depende do conteúdo, da proposta e dos objetivos de cada dia. Gradativamente, mais recursos serão usados pelos professores para que haja aprendizagem e interação.


Por que não são aulas 100% ao vivo, em vídeo, como em algumas Universidades?

Porque as escolas de Educação Básica não foram concebidas para atuar de forma não presencial e nem eram autorizadas legalmente a desenvolver suas atividades em plataforma EAD até a publicação do Parecer 001/2020 do Conselho Estadual de Educação em 17/03/2020. As instituições de Ensino Superior e os cursos externos que trabalham com ensino a distância com aulas ao vivo foram equipados para tal formato, lidando com jovens e adultos.

Assim que publicado o Parecer 001/2020 com as orientações legais a respeito da adaptação para dar continuidade às atividades letivas, o Colégio estruturou com seus professores e equipes o novo formato, adaptando todo o planejamento e aulas. As aulas estão acontecendo, os professores estão atuantes e disponíveis nos mesmos horários das atividades presenciais e os recursos que puderem dar efetivo suporte à aprendizagem dos alunos serão utilizados, inclusive vídeos ao vivo, sempre que forem adequados aos objetivos da aula.

O Colégio Santa Doroteia participa ativamente de uma rede com as direções das escolas privadas de nossa cidade e do interior do Rio Grande do Sul, integrando e acompanhando os esforços de todas as instituições para disponibilizar, em poucos dias, uma nova plataforma. Estamos crescendo juntos, conhecendo os recursos que estão sendo disponibilizados em cada escola e partilhando experiências, pois todos entendemos que este não é um momento de concorrência, mas de solidariedade.


Como ficam as mensalidades no período de aulas não presenciais?

Vivemos momentos de tensão e incerteza em nossas casas, na escola, em todos os recantos do Brasil e praticamente em todo mundo. Somos todos vítimas de um mal que ameaça vidas, abala as estruturas econômicas e, mesmo dividindo opiniões, coloca a todos nós na mesma situação.

O Colégio Santa Doroteia segue, como sempre, as determinações legais até o momento estabelecidas e em consonância com as demais escolas privadas do Rio Grande do Sul.

A questão do pagamento de mensalidades, que obviamente preocupa a todos, até o momento está definida igualmente para as escolas da seguinte forma:

– De acordo com o contrato celebrado no ato da matrícula, as 12 mensalidades anuais estão relacionadas aos 200 dias letivos que devem ser cumpridos conforme a determinação legal. No Colégio Santa Doroteia os professores e a equipe pedagógica atuam e seguirão atuando junto aos alunos, ainda que não seja de forma presencial, nos respectivos horários, mantendo calendário de atividades escolares e os conteúdos planejados, conforme estabelecido pelo Conselho Estadual de Educação do RS no
Parecer 001/2020.

– As notas e pareceres emitidos até o momento pela Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e que têm sido observados pelo Procon, reiteram que se a instituição mantiver a prestação do serviço, mesmo que o faça através de estudos domiciliares e/ou EAD, o pagamento das mensalidades não pode ser suspenso.

Entendemos perfeitamente a ansiedade das famílias, pois também somos vítimas deste momento, mantendo as aulas e honrando salários, pagamento de fornecedores e demais custos operacionais.

Mas estamos abertos ao diálogo. Esta sempre foi nossa postura e não mudaria num momento tão complexo. Assim, se a família tiver dificuldades e quiser conversar diretamente conosco sobre seu caso, pedimos que envie um e-mail parafinanceiro@santadoroteia-rs.com.br.

Este tempo turbulento vai passar! E da forma habitual, com transparência, honestidade e disponibilidade, podemos enfrentar essa situação juntos e nos encontrar em breve, com segurança e saúde, de forma presencial.


Como enviar arquivos pela plataforma Google Classroom?

O envio de arquivos para dar resposta às atividades propostas pelo professor tem algumas peculiaridades. Assim, se você tem dúvidas, clique aqui. Você encontrará versões em pdf e em vídeo de orientações para quem utiliza o celular e para quem usa o computador.

E, quando precisar, fale com nosso Suporte Técnico.


Existe algum caso confirmado de Coronavírus na escola?

No Colégio Santa Doroteia e na Escola Santa Doroteia Planalto não houve nenhum caso de Covid-19 confirmado. Desejamos que todos sigam atentos às orientações de prevenção e mantenham-se em segurança, adaptando-se, como nós e as populações de todos os continentes, a esta nova realidade que exige muitos cuidados.


Crianças Pequenas – Como lidar com elas enquanto persistir a determinação legal de não termos aulas presenciais? 

Para passar com mais tranquilidade por essas mudanças com crianças na fase da Educação Infantil, nossa Psicóloga Escolar, Psic. Ma. Luciane Zeni Tschoepke, dá orientações em vídeo que podem ser de grande ajuda para os pais.  Clique aqui para assistir o vídeo.


Em que data as aulas voltarão a ser presenciais?

O Colégio Santa Doroteia e a Escola Santa Doroteia Planalto continuam seguindo as determinações legais até o momento estabelecidas, da mesma maneira como as demais escolas privadas do Rio Grande do Sul.
Assim, informamos que as atividades presenciais serão retomadas em 13 de abril de 2020 – prazo que, se alterado por força da lei ou outras razões que se apliquem, será comunicado com antecedência a todos.
Assim como nossos alunos e famílias, esperamos ansiosamente pelo dia de anunciar o retorno à normalidade presencial, com saúde e segurança. Enquanto isso não for possível, todos nós, Direção, Professores, Equipes Pedagógica e Administrativa seguimos trabalhando através da plataforma digital, sempre ao seu dispor.

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