INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A PRIVACIDADE DOS USUÁRIOS NO MERCADO DE TRABALHO

Aluna: Nildenira de Araújo Silva Pereira

Professoras Orientadoras: Fernanda Schleder Hamerski e Gisele Milena dos Santos

Resumo:

Este trabalho tem o objetivo de apresentar os riscos, dilemas e desafios éticos e morais relacionados com a inteligência artificial, destacando as decisões baseadas em IA e elementos tecnológicos, a questão da privacidade e do consentimento humano frente aos sistemas de IA no mercado de trabalho. A presente pesquisa se justifica com base no atual cenário social tecnológico onde os riscos, dilemas éticos e morais e a complexidade relacionados à inteligência artificial vêm ganhando espaço para discussões e análises. Nesse sentido a proposta é analisar, levantar dados e refletir sobre o impacto e as mudanças benéficas ou maléficas que a IA causa na vida do ser humano e a forma como pode transformar diferentes realidades. Para obter as respostas em torno da problematização apresentada neste trabalho, foi realizada pesquisa sobre os pontos negativos e positivos de inserir mais tecnologias de inteligência artificial no mercado de trabalho. Para concluir foi realizada uma pesquisa quantitativa em forma de questionário com perguntas objetivas para usuários da internet. Os resultados do questionário foram contabilizados e transformados em gráfico e apontam que aproximadamente 80% dos usuários questionados afirmam que não leêm os termos e políticas de privacidade, mas 92% sabem que sites e redes sociais coletam alguns de seus dados e histórico de pesquisa para criar anúncios personalizados. Em síntese, pode-se afirmar que o uso da inteligência artificial no mercado de trabalho pode beneficiar os anunciantes de mercadorias, porém traz alguns riscos em relação à privacidade do usuário. Por isso chama-se atenção para o cuidado que as pessoas devem ter em relação aos sites que acessam bem como as postagens que costumam fazer na internet.

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