Teoria de Resposta ao Item: formação com Douglas Dantas para os nossos professores e alunos

Nossos professores de 6º ano ao Ensino Médio participaram, no dia 17 de abril, de um encontro com o Prof. Douglas Dantas, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e especialista em Enem. O tema foi a TRI – Teoria de Resposta ao Item, que é o conjunto de modelos matemáticos usados no sistema de avaliação do Enem.

Diferentemente das avaliações tradicionais, no Enem a nota dos candidatos não equivale à soma do número de questões corretas, o que significa que candidatos que acertaram a mesma quantidade de perguntas nem sempre terão exatamente a mesma nota. Isso não acontece porque as questões têm pontuação diferente: o sistema é mais complexo e o número de pontos recebidos por cada acerto vai depender ainda de outros fatores.

Assim, os professores têm mais elementos para construir uma base sólida de preparação para o Enem desde o Ensino Fundamental, de acordo com o nível de cada segmento.

O Prof. Douglas Dantas também fez uma palestra para os alunos de 9º ano ao Ensino Médio, demonstrando a importância da participação nos Simulados oferecidos pela escola e como os resultados expressos pela TRI são valioso para o aprofundamento nos estudos.

Rolar para cima