UNIVERSO DAS PLANTAS

Professoras Orientadoras:

Resumo:

Este trabalho teve o objetivo de apresentar aos alunos do 2º ano do ensino fundamental o
universo das plantas, buscando abordar assuntos trazidos na Base Nacional Comum Curricular
juntamente com o interesse dos alunos.A razão do desenvolvimento dessa pesquisa deu-se
devido a importância de um conhecimento evolutivo e para demonstrar a relevância desse tema
para os dias atuais.Para iniciar o estudo escutamos e dramatizamos a música sementinha, que
fala sobre o desenvolvimento da planta. Conseguimos entender sobre o processo de germinação
que é o início da vida, onde realizamos um experimento para comprovar e entender melhor esse
processo. Dialogamos com os alunos, levantando hipóteses sobre como acontece o crescimento
da planta, o que precisa para crescer, quanto tempo demora, o que vai acontecer depois de ter
nascido, entre outros questionamentos. No experimento, utilizamos uma caixa com tampa,
sementes de feijão, 1 copo plástico, algodão e água. Plantamos os feijões no copo com algodão,
colocamos dentro da caixa que estava com um furo na lateral, molhamos e tampamos. Nesse
momento conversamos sobre qual seria a função daquele furo, sobre como a luz iria entrar na
caixa, o que será que iria acontecer e como a planta iria crescer dentro de uma caixa. Também
colocamos uma semente para germinar num copo sem receber água, apenas luz e ouvimos as
hipóteses. Ao conversar sobre as plantas, percebemos que existem muitos tipos, que vivem em
diferentes ambientes, que alguns dão frutos e flores, outras não e que cada uma tem o seu jeito
de ser e diferentes necessidades. Descobrimos que as Plantas Aquáticas se classificam em:
Flutuantes, Emergentes e Submersas. Elas são encontradas às margens dos rios, pântanos,
lagos, manguezais e no mar. Ganharam espaço na decoração das casas e paisagismo,
encantando muitos jardins. Sobre a alimentação das Plantas Aquáticas, descobrimos que muitas
alimentam-se da água em que vivem e outras fixam suas raízes no solo, de onde retiram os
nutrientes para sua sobrevivência. Mas nossa maior descoberta foi sobre a Planta Vitória- Régia,
que é linda, dá flores, tem uma rede de “veias” na parte inferior, que permite que ela flutue sobre
a água e ainda, que ela é a maior planta do mundo. Concluímos esse estudo falando sobre a
importância de favorecer aos alunos conteúdos que os façam pensar e refletir sobre a sua
relevância no mundo. Essa pesquisa gerou frutos positivos comprovando que devemos cuidar
mais da natureza e dar o valor que ela merece, pois exerce papel fundamental na sociedade em
que vivemos.

Rolar para cima