UTILIZAÇÃO E DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Professoras Orientadoras: Fabiana Espírito Santo, Márcia Gerling Strzalkowski, Cátia Diegues, Andréia Kriegel, Cláudia Remussi, Thais Monteiro.

Resumo:

O objetivo deste estudo é mostrar a importância de separar o lixo a fim de promover uma maior conscientização de nossos alunos e seus familiares sobre a necessidade de se dar um destino correto aos resíduos sólidos urbanos (lixo orgânico e seco). O que justifica a pesquisa é a percepção de que a conscientização desta importante prática ainda não está completamente consolidada na rotina de nossas famílias. Assim, também este trabalho objetiva a orientar os envolvidos no projeto sobre a diferença entre resíduos sólidos orgânicos e resíduos recicláveis; mostrar como deve ser dado destino ao lixo sólido, como lâmpadas fluorescentes e de mercúrio, baterias de celular, eletrônicos e afins; ensinar a forma correta de descartar o óleo de cozinha saturado, evitando danos à rede hidráulica de construções e sem poluir o meio ambiente. Enfim, qualificar os envolvidos no projeto a identificarem os tipos de lixo, bem como compreenderem as formas de separação e destino para cada um, agregando conhecimento para resolver problemas relacionados ao tema. Desta forma, ao incentivar os estudantes e suas famílias a fazerem o descarte correto dos resíduos sólidos, este trabalho também tem como propósito criar uma consciência ambiental nos estudantes e promover a consciência ambiental dos pais, por intermédio da educação ambiental na escola. Considerando o reflexo destas ações individuais à sociedade como um todo, é também objetivo deste trabalho desencadear ações educativas de conscientização à importância da separação e reciclagem, visando contribuir para desenvolvimento sustentável do local onde vivem, diminuindo os impactos ambientais no meio urbano. Para atingir os objetivos propostos, além de trabalharem em aula e pesquisarem na internet, os alunos e seus professores – com o uso da ferramenta Google Forms – criaram e aplicaram um questionário, que foi enviado para que as famílias dos alunos participantes o respondessem. Ao final, o projeto contou com a participação de mais de 70% dos alunos. Como resultado do material respondido, observou-se que a maior quantidade de lixo produzido é orgânico (63,7%) e que ele é separado adequadamente para a coleta (65,3%) e descartado em local apropriado (78,2%). Verificou-se também que (98,4%) sabe o que é coleta seletiva e que (96%) sabe separar corretamente o lixo para reciclagem. Como benefícios da coleta seletiva e descarte correto dos resíduos podemos destacar a diminuição da poluição, economia no consumo de energia e água, diminuição dos gastos com a limpeza urbana e a geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis. Em síntese, analisando o resultado desta pesquisa, pode-se afirmar que tanto as famílias quanto os alunos têm um bom conhecimento sobre o descarte dos resíduos sólidos e que esse assunto é frequentemente abordado. Dois terços dos alunos reutilizam os materiais e metade fazem suas escolhas de compras pensando em como os produtos podem agredir o meio ambiente. Percebe-se que há ainda a necessidade de melhorar atitudes e comportamentos quanto ao manuseio e descarte dos resíduos sólidos. Concluindo, o trabalho mostrou a importância de trazer, cada vez mais, para o cotidiano dos alunos e das famílias também este assunto tão pertinente e importante para a vida de um modo geral. É preciso que se tenha clareza sobre o tema para que então atitudes e ações concretas possam ser realizadas, visando o melhor aproveitamento dos resíduos sólidos e o descarte de forma correta.

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